Em meio a correria que envolve os nove meses de gravidez, muitas vezes não dispomos de tempo para parar e planejar com calma cada um dos inúmeros detalhes que existem em um quarto de bebê. Assim, acabamos por dar espaço a erros que, em algum momento, se tornarão um problema que poderá afetar diretamente a qualidade de vida da criança.

04-leiza-veiga-foto-por-michele-muller

Entre os principais problemas detectados pelos arquitetos e designers de interiores está o uso inadequado de cores, o acúmulo de coisas desnecessárias, projeto de iluminação inadequado e outras coisas do tipo, que acabam se mostrando um grande problema no futuro.

cachorrinho-decorando-quarto-bebe

O excesso também entra na lista dos maiores erros ao projetar um quarto de bebê, ocupando o primeiro lugar. É preciso que haja um bom senso na hora de escolher móveis e principalmente os acessórios que irão compor o projeto, pois muitos pais acabam comprando tudo que encontram pelo caminho, entulhando o quarto e deixando-o com um aspecto de bagunça.

Outro erro muito comum é em relação à escolha das cores do quartinho. Nesse ponto também é importante saber conciliar as coisas, pois além das cores das paredes, também é preciso pensar nas cores dos móveis, dos acessórios, do enxoval e muito mais. Uma boa dica é tentar fazer o uso das cores mais vibrantes em determinados elementos da decoração como cortinas, almofadas e demais acessórios, utilizando tons mais neutros nas paredes e móveis. É claro que o contrário também é aceito, mas isso vai de acordo com o gosto de cada um.

quarto-de-bebe-clean

O projeto elétrico e de iluminação também precisa ser bem planejado, pois você não vai querer destruir uma parede, depois de pronta, pois se esqueceu de que precisaria de uma tomada para ligar um computador quando seu filho estiver mais crescidinho, não é mesmo?

iluminação-para-o-quarto-do-bebê-tranquilo

Ainda em relação à iluminação, o quarto deve contar com uma iluminação direta, além de uma iluminação indireta, que possa ser utilizada durante a madrugada, principalmente nos primeiros dias de vida do bebê, quando a mamãe precisará amamentar durante a madrugada. Nesse caso, a iluminação indireta pode ser por meio de uma luminária, um abajur ou mesmo os famosos “spots”, que são encontrados facilmente em lojas de iluminação.

J11A6300

Outra dica muito válida para quem deseja acertar ao projetar um quarto de bebê: escolha móveis, pisos e outros elementos que sejam fáceis de limpar. Lembre-se também de sempre garantir uma boa ventilação para o quartinho, que pode ser por meio de uma janela (nesse caso é muito importante a instalação de uma tela de proteção, principalmente se você mora em um apartamento).

quarto-bebe-decorado-moderno-classico

Também pensando na segurança dos pequenos, o ideal é optar por móveis que não possam ser “escalados” ou mesmo que possuam quinas, pois essas podem causar graves acidentes quando o bebê começar a andar.

Espero que você tenha gostado dessas dicas e que elas possam ser úteis no momento de montar o quartinho de seu bebê. Até a próxima!