O grande dia está chegando e você já não vê a hora de estar com seu bebezinho nos braços. Pois é, os últimos meses de gestação são realmente os mais especiais, mas também os mais corridos para os pais que precisam terminar de preparar tudo para a chegada do mais novo membro da família.

young mum looks at some baby clothes

É nessa hora que começam as preocupações com o enxoval de bebê, que precisa estar pronto para quando a criança chegar. Porém muitos pais costumam cometer alguns erros na hora de montar o enxoval e acabam comprando algo em excesso ou deixando faltar outras coisas importantes que só são percebidas quando surge a necessidade.

Para ajudar você nesse momento tão decisivo, preparamos algumas dicas de como preparar o enxoval de seu bebê de uma maneira simples e observando os detalhes mais importantes. Confira!

Menos é mais

Quando se está esperando um bebê parece que as vitrines das lojas de produtos infantis se tornam irresistíveis e muitas vezes ficamos loucas para comprar tudo de lindo que vemos a nossa volta. Porém, muitas vezes nos esquecemos de que o bebê certamente irá ganhar muitos presentes de amigos e familiares. Portanto, a uma das dicas mais fundamentais na hora de montar um enxoval de bebê é procurar gastar apenas com os itens essenciais como produtos de higiene, móveis para o quarto, acessórios e algumas roupinhas que não conseguimos resistir e compramos.

enxoval

O ideal é ir às compras sempre após o sexto mês de gestação, quando já é possível ter certeza do sexo da criança, mas como não sabemos se o bebê pode ser alérgico a alguns tipos de tecido ou elementos utilizados na composição dos produtos, o ideal é ter em casa apenas o básico antes do nascimento e deixar para ir comprando o que faltar com calma nos primeiros dias de vida do bebê.

Cuidados na hora de escolher as roupinhas

Uma dica que é fundamental na hora de escolher as roupinhas é sempre comprar o mínimo possível de peças no tamanho RN (recém-nascido). Essas roupas se perdem muito rapidamente, logo nas primeiras semanas. Um dos conselhos que as mamães mais experientes costumam dar é comprar peças em tamanhos maiores. Assim, mesmo que durante algum tempo você tenha que dobrar a peça para servir, como o bebê crescerá rápido, logo a roupinha ficará no tamanho ideal. Se o seu bebê irá nascer no inverno, lembre-se de comprar roupinhas próprias para o frio. Já se o nascimento está previsto para o verão, lembre-se de comprar algo mais fresco como bodies em algodão, vestidinhos (para as meninas) e bermudinhas (para os meninos).

clothes and accessories for newborn

A dica do tamanho também vale para os sapatinhos, principalmente para recém-nascidos. Eles se perdem muito rapidamente e por isso algumas mamães costumam não utilizar sapatinhos em seus bebês durante os primeiros meses de vida.

Barriga-de-gr-avida-com-sapatinhos-de-beb-u

Qualidade em primeiro lugar

Muitas vezes encontramos produtos em de qualidade duvidosa em lojas com preços mais baixos, porém será que comprar algo que certamente irá estragar com facilidade é lucro? Mesmo que você pague um preço mais alto, sempre dê preferência a produtos de qualidade, pois além de durar mais, estamos falando da saúde e da qualidade de vida de seu bebê.

enxoval-para-bebe

Economize comprando em maior quantidade

Algo que pode ser feito, preferencialmente após o nascimento do bebê, é procurar comprar os itens de primeira necessidade, como fraldas, sempre em quantidades maiores. Assim, você consegue preços melhores no mercado e até mesmo descontos bem interessantes. Mas lembre-se: antes de comprar qualquer coisa em grande quantidade, teste o produto. Verifique se seu bebê não desenvolve nenhuma alergia ou se o produto realmente cumpre o que promete, caso contrário, você irá perder dinheiro.

fraldas-m-20091007

Faça um chá de bebê

Como dito anteriormente, é comum que o bebê ganhe muitos presentes antes e depois de sua chegada. Esses muitas vezes são oferecidos por familiares e amigos próximos. Porém, para evitar que você ganhe muitos itens semelhantes, o ideal é organizar um chá de bebê. Essa é também uma chance de socializar seu filho antes mesmo de seu nascimento. Além disso, nos convites, você pode colocar o que cada convidado deverá levar. Dessa forma, você garante o que precisa para completar o enxoval de seu bebê!

Cha_de_bebe

Se você está em dúvida sobre o que precisa comprar para montar um enxoval de bebê completo, separamos um link com a lista de tudo que é necessário para os primeiros dias de vida de seu filho, para acessá-lo basta clicar aqui.

Espero que você tenha gostado dessas dicas e que possa começar a se planejar e acertar na hora de montar o enxoval de seu bebê!